top of page

Referências: desenhos de arquitetos

 

Ilustrando os variados usos do desenho à mão-livre no meio profissional em arquitetura, 

veja algumas referências iconográficas selecionadas abaixo e observe como cada imagem expressa aspectos de uma realidade vivida ou projetada.

A permanência do desenho livre no meio profissional e educacional da arquitetura se faz presente.

O projeto de arquitetura é um trabalho em processo, composto por várias etapas, onde o desenho livre, o desenho técnico e manual é a primeira ação, uma ferramenta que está literalmente “à mão” e sempre à disposição para ser aplicado em qualquer fase desse processo.

 

Muitos desenhos produzidos por arquitetos para apresentação em concursos, memoriais e estudos, se transformam em publicações, tomam parte em coleções particulares, arquivos, museus ou centros de referência. Desenhos de arquitetura podem se transformar em pequenas obras de valor artístico e de manufatura técnica, se comparados às obras maiores, aquelas que são realmente construídas.

Observe as técnicas utilizadas nesses trabalhos: colagens, fotomontagens, desenhos à grafite, lápis de cor, hidrocor, caneta, etc.. Veja também como os valores, ora de linha, ora de superfície se alternam nas apresentações. Cada uma das imagens se apresentam com linguagem e estilos próprios. Onde há uso predominante da linha, os traçados se desenvolvem segundo uma caligrafia pessoal.

 

(Você pode ampliar os desenhos, clicando sobre eles. Desenhos de vários autores / arquitetos: Grupo Archigram, Yona Friedman, Carla Caffé, Le Corbusier, Herman Hertzberger, Lélé, Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Reidy.)

 

Texto: Stella Miguez

bottom of page